O constrangimento do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e de sua comitiva durante visita ao presidente Jair Bolsonaro repercutiu de forma negativa para o Brasil no país europeu. A rede de televisão TVI deu destaque às piadas de cunho sexual que Bolsonaro teria feito e ao fato dele estar sem máscara durante encontro.
"Bolsonaro envergonhou Marcelo na visita oficial", dizia a chamada do jornal J8 da TVI desta terça-feira (17). A emissora deu destaque às informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, sobre as trapalhadas da chancelaria brasileira.
Segundo O Globo, o mandatário teria feito “papel de tiozão do churrasco”, o que causou péssima impressão no presidente português e em sua comitiva.
Além de exibir trechos da coluna de Lauro Jardim, o telejornal português destacou que a comitiva do Brasil estava sem máscara, "ao contrário da portuguesa", e que o governo Bolsonaro não participou da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa.
"Bolsonaro resolveu deixar Marcelo sozinho. Faltou porque preferiu estar em um passeio de moto com amigos e apoiadores", disse a reportagem.
Rebelo de Sousa veio ao Brasil justamente para participar da cerimônia de reinauguração do equipamento, que foi incendiado em 2015.
Assista: