Enquanto o Brasil de Bolsonaro “derrapa” e não consegue colocar em prática uma política de vacinação eficiente, Cuba está prestes a se tornar o menor país a produzir seu próprio imunizante contra a Covid-19, além de ser o primeiro da América Latina. Para celebrar, um grupo de artistas cubanos gravou um vídeo, cantando uma salsa para saudar a chegada da Soberana. O ex-presidente Lula é lembrado na letra. Ouçam a música:
De acordo com informações da Folha de S.Paulo, cientistas cubanos que participam dos ensaios do imunizante acreditam que, com o aval da agência reguladora da Ilha, a vacinação com a Soberana possa ter início entre julho e agosto.
Aproximadamente 44 mil voluntários já receberam a segunda dose da Soberana 2. Outros 150 mil profissionais de saúde também estão sendo vacinados como parte de um “estudo de intervenção”.
Em províncias na região leste da Ilha, mais 48 mil pessoas estão recebendo a vacina Abdala, que recebeu o nome em homenagem a um livro do herói da independência do país, José Marti.
Projeção
Cuba tem cerca de 11 milhões de habitantes e pretende produzir 100 milhões de doses até o final de 2021. O objetivo é imunizar metade da população até setembro e todos os cubanos antes de 2022.