O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais nesta sexta-feira (16) para informar que pretende comparecer presencialmente à posse de Guillermo Lasso no Equador. O banqueiro neoliberal, próximo da Opus Dei, foi eleito no último domingo (11) após derrotar o economista correísta Andrés Arauz.
"Conversei hoje com Guillermo Lasso, presidente eleito do Equador. Reafirmei minha admiração pelo povo equatoriano e meu compromisso com o avanço das relações entre nossos países. Também saudei sua vitória, que reforçará nossa luta em defesa da democracia e da liberdade na região", escreveu Bolsonaro em seu perfil no Twitter.
"Se Deus permitir, no dia 24 de maio estaremos em Quito representando o nosso Brasil em sua posse como Presidente Constitucional da República do Equador", completou.
Lasso conquistou 52,36% dos votos no pleito do último domingo e venceu o ex-ministro Andrés Arauz no segundo turno por pouco mais de 400 mil votos, com uma margem de pouco menos de 5 pontos percentuais.
Em discurso realizado após a vitória, Lasso agradeceu a Deus, sua família e seus apoiadores. “Este é um dia histórico, em que todos os equatorianos decidiram seu futuro, expressaram a necessidade de mudança. Agradeço a Deus por todas a bênçãos ao povo equatoriano. Demos uma mensagem contundente. Acreditamos na liberdade e na democracia”, afirmou Lasso.
“A família é o valor fundamental da sociedade”, completou o presidente eleito, que já integrou a Opus Dei.
A campanha de Lasso foi acusada de utilizar robôs e fake news para difamar o candidato adversário.