Pela primeira vez na história da Igreja Católica, Papa nomeia mulher como subsecretária do Sínodo

A escolhida por Francisco foi a freira Nathalie Becquart, das Vocações da Conferência dos Bispos de França, e representa uma abertura à participação mais efetiva das mulheres na instituição

Foto: Reprodução Vatican News/Twitter
Escrito en GLOBAL el

O Papa Francisco sinalizou, mais uma vez, seu desejo de modernizar a Igreja Católica. Ele nomeou uma mulher como subsecretária do Sínodo dos Bispos. A medida é inédita na história da instituição e representa uma abertura à participação mais efetiva das mulheres na Igreja.

A escolhida por Francisco foi a freira Nathalie Becquart, das Vocações da Conferência dos Bispos de França. Ela será acompanhada no cargo pelo padre Luis Marín de San Martín, da ordem de Santo Agostinho.    

Para o secretário-geral do Sínodo, cardeal Mario Gregh, a decisão “é um passo importante para fortalecer o secretariado geral, além de dar um impulso ao compromisso por uma Igreja sinodal e missionária”, disse.

Novos caminhos

“A nomeação ajuda-nos a recordar de forma concreta que nas viagens sinodais a voz do povo de Deus tem um lugar especifico e que é fundamental encontrar caminhos e promover uma participação efetiva de todos os batizados. Veremos que outros passos podem ser dados no futuro”, acrescentou Grech à agência Ansa.

Temas