Diante do cenário caótico nos Estados Unidos, o vice-presidente, Mike Pence, pode invocar a 25ª Emenda para destituir Donald Trump do poder. A informação foi divulgada pela CNN norte-americana, em reportagem assinada por Jim Costa e Pamela Brown.
A 25ª Emenda é um instrumento que permite que o vice-presidente se torne presidente em exercício, quando o presidente estiver impossibilitado de seguir em suas funções.
Porém, para que isso ocorra, o vice e a maioria do ministério precisam declarar o presidente incapaz de desempenhar suas funções.
Risco
De acordo com a fonte ouvida pela CNN, existe preocupação na equipe de Pence em invocar a 25ª Emenda ou em relação à abertura de um processo de impeachment, pois Trump já deu mostras de que pode “tomar algum tipo de ação precipitada colocando a nação em risco”.
Até a noite deste sábado (9), presidente e vice não haviam se falado desde a invasão ao Capitólio, na quarta (6). Trump também não fez nenhum comentário público sobre as ameaças de morte postadas nas redes sociais contra Pence.