Vice dos EUA pode invocar 25ª Emenda para destituir Trump, diz CNN norte-americana

A equipe de Mike Pence vê a possibilidade com preocupação, pois Trump já deu mostras de que pode “tomar algum tipo de ação precipitada colocando a nação em risco”

Mike Pence e Donald Trump - Foto: The Conversation
Escrito en GLOBAL el

Diante do cenário caótico nos Estados Unidos, o vice-presidente, Mike Pence, pode invocar a 25ª Emenda para destituir Donald Trump do poder. A informação foi divulgada pela CNN norte-americana, em reportagem assinada por Jim Costa e Pamela Brown.

A 25ª Emenda é um instrumento que permite que o vice-presidente se torne presidente em exercício, quando o presidente estiver impossibilitado de seguir em suas funções.

Porém, para que isso ocorra, o vice e a maioria do ministério precisam declarar o presidente incapaz de desempenhar suas funções.

Risco

De acordo com a fonte ouvida pela CNN, existe preocupação na equipe de Pence em invocar a 25ª Emenda ou em relação à abertura de um processo de impeachment, pois Trump já deu mostras de que pode “tomar algum tipo de ação precipitada colocando a nação em risco”.

Até a noite deste sábado (9), presidente e vice não haviam se falado desde a invasão ao Capitólio, na quarta (6). Trump também não fez nenhum comentário público sobre as ameaças de morte postadas nas redes sociais contra Pence.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar