Uma matéria do jornal New York Post (não confundir com o seu concorrente mais conhecido, o New York Times) publicada nesta quarta-feira (2), assegura que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende cortar o orçamento de cidades que ele considera “anarquistas”.
Segundo a matéria, o critério para considerar uma cidade como “anarquista seria a quantidade de manifestações antirracistas realizadas nos últimos meses, desde o início da revolta social que surgiu no país a partir do assassinato de George Floyd, em maio deste ano, por obra de 4 policiais da cidade de Minneapolis, no norte dos Estados Unidos.
Entre as cidades que seriam consideradas “anarquistas”, segundo a matéria, estaria Nova York. No entanto, neste caso, o jornal afirma que o corte de investimentos também seria uma represália a duas figuras do Partido Democrata que governam a cidade e o Estado de Nova York: o prefeito Bill de Blasio, que já declarou seu apoio pessoal ao movimento Black Lives Matter, e o governador Andrew Cuomo.
No caso deste segundo, a represália também teria relação com uma entrevista recente do governador, no qual ele qualificou Trump como “o pior presidente da história”, o que teria enfurecido o mandatário, segundo a matéria.
O New York Post também conta que o presidente teria pedido às agências de informação que preparassem informes detalhando os fundos que podem ser redirecionados em cidades como Nova York, Washington, Seattle, Portland e Minneapolis.