O jornal Denver Post informou nesta quinta-feira (16) que o Departamento de Saúde Pública do estado do Colorado identificou um caso de peste bubônica, o primeiro registrado nos Estados Unidos nos últimos 5 anos.
Trata-se de uma pessoa que vive em uma região rural no estado de Colorado, que contraiu a doença no final de junho, e que já estaria recuperada. O paciente teria sido contagiado após ter contato com esquilos infectados com a bactéria yersinia pestis, causadora da doença.
Segundo o diário estadunidense, outras 4 pessoas que tiveram contato com este paciente estariam em observação, mas nenhuma delas apresenta sintomas até o momento.
Desde o início de julho, casos de peste bubônica vêm sendo noticiados em países asiáticos como Mongólia e China. Na Mongólia, foi registrada a primeira vítima fatal da doença, no início desta semana: um adolescente de 15, que havia consumido carne de marmota.
Outros países da região, como Rússia, Cazaquistão e Nepal, que ainda não registraram casos, decretaram alerta sanitário, temendo a possibilidade de aparição de pessoas que apresentem sintomas ligados à doença, como febre, dores de cabeça, vômitos e inflamação dos gânglios linfáticos.
A peste bubônica é considerada uma das mais devastadoras da história da humanidade. Estima-se que sua pandemia durante a Idade Média teria matado mais de 100 milhões de pessoas na Ásia e na Europa, especialmente no seu auge, entre os anos de 1347 e 1351. Alguns historiadores afirmam que a praga dizimou entre 30% e 50% da população da Europa daquela época.