EUA identificam primeiro caso de peste bubônica no país em 5 anos

Após contato com esquilo infectado, morador do estado do Colorado teria sido o primeiro contagiado no país que já lidera em casos de coronavírus no mundo. Pessoas que tiveram contato com contaminado estariam em observação

Máscara utilizada na Idade Média para proteger da peste bubônica (foto: Diario de Sevilla)
Escrito en GLOBAL el

O jornal Denver Post informou nesta quinta-feira (16) que o Departamento de Saúde Pública do estado do Colorado identificou um caso de peste bubônica, o primeiro registrado nos Estados Unidos nos últimos 5 anos.

Trata-se de uma pessoa que vive em uma região rural no estado de Colorado, que contraiu a doença no final de junho, e que já estaria recuperada. O paciente teria sido contagiado após ter contato com esquilos infectados com a bactéria yersinia pestis, causadora da doença.

Segundo o diário estadunidense, outras 4 pessoas que tiveram contato com este paciente estariam em observação, mas nenhuma delas apresenta sintomas até o momento.

Desde o início de julho, casos de peste bubônica vêm sendo noticiados em países asiáticos como Mongólia e China. Na Mongólia, foi registrada a primeira vítima fatal da doença, no início desta semana: um adolescente de 15, que havia consumido carne de marmota.

Outros países da região, como Rússia, Cazaquistão e Nepal, que ainda não registraram casos, decretaram alerta sanitário, temendo a possibilidade de aparição de pessoas que apresentem sintomas ligados à doença, como febre, dores de cabeça, vômitos e inflamação dos gânglios linfáticos.

A peste bubônica é considerada uma das mais devastadoras da história da humanidade. Estima-se que sua pandemia durante a Idade Média teria matado mais de 100 milhões de pessoas na Ásia e na Europa, especialmente no seu auge, entre os anos de 1347 e 1351. Alguns historiadores afirmam que a praga dizimou entre 30% e 50% da população da Europa daquela época.