O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, lançou nesta terça-feira (9) um projeto para permitir a mudança de nomes de diversas ruas na cidade em alusão a nomes e ideias relacionadas ao movimento negro dos Estados Unidos.
Caso seja aprovada, a cidade poderá ganhar uma Rua George Floyd, por exemplo, ou uma Rua Black Lives Matter, em um futuro próximo.
A ideia é rebartizar algumas vias estratégicas da cidade, em diferentes bairros, para instalar melhor os nomes e ideias da luta contra o racismo no país.
A mudança precisa da aprovação da Câmara Municipal e a autorização do governador Andrew Cuomo, que assim como de Blasio, também é do Partido Democrata.
Uma das ativistas que apoiou a iniciativa é Iesha Sekou, para quem “as decisões que devem ser tomadas sobre as consequências do racismo em nossa sociedade devem ter efeitos educativos, visando mudar o comportamento da sociedade como um todo”.
Além disso, de Blasio e Cuomo também já anunciaram que irão promover uma reformulação profunda dos protocolos policiais no estado e na cidade de Nova York.