O Departamento de Transportes dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (3) que o país suspenderá os voos comerciais entre os dois países a partir de 16 de junho, caso a China não permita que as companhias aéreas estadunidenses possam voltar a participar do mercado de voos internos no país asiático.
No próprio comunicado em que anunciou a medida, a entidade assumiu que se trata de uma represália pelas normas que dificultam a atividade das companhias aéreas norte-americanas em território chinês, vigentes desde março.
“Nosso objetivo principal não é a perpetuação dessa situação, mas defender que se estabeleça um ambiente melhorado, no qual as empresas de ambos os países possam exercer plenamente seus direitos bilaterais”, afirma o comunicado.
“Se a Administração da Aviação Civil chinesa ajustar suas políticas para alcançar a melhor situação possível para as companhias aéreas norte-americanas, o Departamento estará totalmente preparado para revisar as ações que anunciou nesta ordem”, completou.