Uma matéria da jornalista Nicolle Peña para o diário local La Segunda causou escândalo no Chile nesta quarta-feira (24), ao mostrar que o Palácio de La Moneda aprovou recentemente uma licitação para incorporar opções mais extravagantes no cardápio do presidente Sebastián Piñera.
A lista, cujo valor total foi de cerca de 124 mil, inclui itens como: 2 quilos de patê de javali, 2 quilos de mousse de pato, 2 quilos de mussarella de búfala, além de caviar de salmão e de truta.
A notícia causou escândalo no país, onde a desigualdade cresce assustadoramente, e se reflete na crise social instalada desde outubro de 2019. Atualmente, cerca de 1% da população chilena concentra 26,5% da riqueza, enquanto os 66,5% mais pobres, se somarem seus patrimônios, não reúnem mais que 2,1% dessa mesma riqueza.
A situação tem se agravado ainda mais com a pandemia do coronavírus, não só pelo aspecto da saúde – o Chile é o sétimo país mais afetado, com 254 mil casos de covid-19 e quase 8 mil óbitos, até agora –, como também no da economia, com o aumento do desemprego e algumas regiões do país onde movimentos comunitários reclamam que há fome devido à falta de renda das famílias, que possuem os recursos para se manter em quarentena.
Os bairros de La Pintana, Puente Alto e Cerro Navia, na região metropolitana da capital Santiago, além das regiões de Curicó e Iquique, no interior do país, são só algumas das que já tiveram manifestações de moradores contra a falta de recursos para poder fazer a quarentena decretada pelo governo.
Tal situação fez com que surgissem muitos comentários, memes e charges nas redes sociais comparando Piñera com Maria Antonieta, a monarca francesa a quem se atribui a frase “se eles não têm pão, que comam brioches”, em relação ao povo que reclamava da crise econômica do país anterior à Revolução Francesa – durante a qual ela foi assassinada.
A hashtag #MariaAntonieta é uma das três mais reproduzidas no Twitter por usuários do Chile, nesta quarta.
María Antonieta te pienso...
Aprobar esta licitación es una clara desinteligencia por parte de la unidad de adquisicion. Otra desición que demuestra la irresponsabilidad y falta de respeto del gobierno, que olvido la cesantia que está viviendo el país.#MariaAntonieta pic.twitter.com/Ynez8maRdn— Ülloa (@lloaCatalina1) June 24, 2020