Várias cidades da Colômbia registraram manifestações nesta segunda-feira (15) contra as políticas econômicas e de saúde promovidas pelo governo de Iván Duque (extrema-direita). Apesar do caráter pacífico das mobilizações, houve confronto com a polícia, que atacou os atos realizados em Medellín e na capital Bogotá.
A principal queixa dos manifestantes teve relação às políticas econômicas de ajuste promovidas por Duque, e a falta de apoio do Estado para que as pessoas possam ficar em quarentena durante a pandemia do coronavírus – a Colômbia tem, até o momento, 51 mil casos de covid-19 e 1,8 mil mortes, ao menos segundo os números oficiais, já que diversas organizações reclamam de subnotificação das duas estatísticas.
Além dos protestos contra as medidas econômicas e de saúde, também houve performances lembrando das violações aos direitos humanos e dos 135 assassinatos de líderes sociais ocorridos no país neste ano, segundo registro do Indepaz (Instituto para o Desenvolvimento e a Paz da Colômbia).
Manifestación en Medellín Colombia, por parte de diversas organizaciones sociales, exigiendo ayudas para la población más vulnerable, ocasionan excesos de la fuerza pública. Denuncian retención arbitraria de reporteros de medios alternativos. @teleSURtv pic.twitter.com/vqnJPswWR5
— Hernán Tobar (@HernanTeleSUR) June 15, 2020
Apesar de os protestos se desenvolverem de forma pacífica, a imprensa registrou ação abusiva do ESMAD (sigla em espanhol do Esquadrão Tático Anti Distúrbios da polícia colombiana) contra manifestantes, nas cidades de Medellín e Bogotá, onde os protestos foram mais numerosos, com dezenas de milhares de participantes.
A imprensa também foi vítima da repressão do ESMAD, chegando a ser encurralada durante o ato que se realizou na capital do país, especialmente repórteres da mídia alternativa e de meios estrangeiros.
#Atención?| ESMAD sacó a prensa (incluyendo nuestros colabores) y demás personas que estaban documentando cómo acorralaban a los manifestantes para impedir que la movilización continúe pic.twitter.com/7A1ZcgyKJp
— Colombia Informa (@Col_Informa) June 15, 2020