Pesquisa revela que grande maioria dos espanhóis prefere república à monarquia

Segundo medição feita pelo Instituto Synaptic, junto com o diário Público.es, 51,6% querem que o país se torne república, enquanto 34,6% defendem a monarquia, e 58,2% pedem referendo sobre o tema

O rei Felipe VI, da Espanha, e sua esposa Letizia (foto: Casa de S.M. el Rey),
Escrito en GLOBAL el

Já imaginou a Espanha pode deixando de ser uma monarquia? Segundo o Instituto Synaptic, essa é a preferência da maioria da população.

Segundo uma pesquisa realizada em colaboração com o diário Público.es, 51,6% dos espanhóis gostariam que o país mudasse de regime e passasse a ser uma república.

A cifra supera por pouco a metade do universo, mas a diferença com os defensores do regime atual é bem maior: os que ainda preferem a monarquia são 34,6%. Os que preferiram não opinar são 9,9%.

Além disso, a pesquisa mostrou que 58,2% dos entrevistados se diz a favor da ideia de realizar um referendo sobre o tema.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal, entre outras razões, pelo fato de que o Centro de Pesquisa Sociológica da Espanha, que tradicionalmente realiza uma medição sobre o tema a cada 3 anos, não a realiza desde 2015.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar