O site norte-americano TMZ afirmou neste sábado (25) que o líder da República Popular da Coreia, Kim Jong-un, de 36 anos, faleceu após complicações de uma cirurgia cardíaca realizada na semana passada.
Neste sábado, a agência Reuters informou que a China enviou uma equipe médica ao território coreano no começo desta semana para auxiliar no tratamento de Kim. A confirmação de morte teria vindo de uma das fontes ligadas ao governo chinês, que disse que o líder coreano estava "sem sinais vitais e sem chance de reversão do quadro".
As versões sobre o estado de saúde de Kim Jong-un diferem. Neste sábado, a revista japonesa Sh?kan Gendai afirmou que o mandatário estava em “estado vegetativo” após passar por uma cirurgia cardíaca.
A Coreia do Sul, por sua vez, disse que não foi detectada qualquer atividade “anormal” na Coreia do Norte e que não há qualquer evidência de que Kim estaria morto.
A última aparição pública de Kim Jong-un foi em 11 de abril. Desde então, ele não participou de eventos tradicionais do país, sequer das homenagens a Kim Il-sung, seu avô e patriarca do país.