A Super Terça foi super para o establishment do Partido Democrata. Joe Biden, candidato preferido da alta cúpula, venceu as prévias de 9 dos 15 estados que fizeram sua votação nesta terça-feira (3), em disputa, e passou a liderar a disputa nacional para a nomeação democrata às presidenciais deste ano.
O ex vice-presidente durante o governo de Barack Obama mostrou força na maioria dos Estados da Costa Leste norte-americana, e em parte da região central do país. Ele venceu em Virgínia, Arkansas, Alabama, Carolina do Norte, Tennessee, Oklahoma, Massachusetts, Minnesota e Texas, e ainda pode faturar no Maine, onde lidera, mas ainda falta uma definição na apuração, pois sua vantagem é de apenas 1%, com 72% dos votos contabilizados.
Por sua parte, Bernie Sanders, da ala mais progressista do partido, venceu em apenas 3 estados: Vermont (estado que representa como Senador), Utah e Colorado. Sua vitória na Califórnia é muito provável, já que conta com mais de 10% de vantagem, faltando 37% dos votos a serem contados, mas ainda não é definitiva, e tampouco alterará o panorama de vitória de Biden na Super Terça.
A Samoa Americana foi o único estado onde não ganhou nenhum dos dois favoritos. Lá, o vencedor foi o magnata das comunicações, Michael Bloomberg.
Com esse resultado, Joe Biden passa a liderar a briga pela nomeação presidencial democrata. No momento, ele já conta com um total de 320 delegados, contra 252 de Bernie Sanders, segundo informação do New York Times, com os delegados já confirmados.
Porém, uma projeção feita pelo mesmo jornal afirma que, ao final da apuração no Maine e na Califórnia, o ex vice-presidente poderia ficar com 453 no total, contra 382 do senador progressista.
Segundo analistas estadunidenses, os apoios recebidos por Biden na véspera da Super Terça foram decisivos para as vitórias do candidato em estados considerados cruciais. No Texas, Sanders era favorito segundo as pesquisas, mas Biden venceu Sanders por 33% x 30%, muito em função da desistência de Beto O´Rourke, representante do estado na Câmara, que renunciou à disputa na segunda (2) para apoiá-lo.
O mesmo aconteceu em Minnesota, com a desistência da senadora por esse estado, Amy Klobuchar, que era a quinta colocada na disputa nacional e favorita para vencer em sua terra natal, até desistir e anunciar seu apoio a Biden.
Agora, as prévias terão um descanso de 7 dias. Na próxima terça (10), serão realizadas as votações de 6 estados (Dakota do Norte, Michigan, Idaho, Mississippi, Missouri e Washington) além da dos estadunidenses que moram no exterior.