EUA: Na véspera da Super Terça, pesquisas apontam Bernie Sanders como favorito

No entanto, a vitória de Joe Biden na Carolina do Sul e a desistência de Pete Buttigieg aparecem como principais riscos para o candidato progressista, mas a candidatura do magnata Michael Bloomberg, que estreia na disputa nacional nesta terça, poderia ajudá-lo

Bernie Sanders (Divulgação)
Escrito en GLOBAL el

A previsível vitória de Joe Biden nas prévias de Carolina do Sul, no sábado (29) deixaram a disputa nacional pela nominação do Partido Democrata à corrida presidencial mais acirrada. O senador Bernie Sanders, com 58 delegados eleitos até o momento, continua liderando, mas o ex vice-presidente durante a gestão de Barack Obama já tem 50, e ameaça essa hegemonia.

As coisas podem começar a mudar nesta terça (3), ou melhor, nesta Super Terça, dia em que se realizam 15 prévias no mesmo dia, incluindo alguns dos estados mais importantes, como Califórnia, Texas e Massachusetts. Cerca de um terço dos delegados serão distribuídos neste dia, e quem sair na liderança depois deste dia dará um passo importantíssimo para uma vitória no final.

Nesse sentido, Sanders aparece melhor posicionado na maioria das pesquisas publicadas até o momento. Vale lembrar que essas pesquisas são regionais, e cada estado tem seu panorama particular, mas Sanders aparece liderando especialmente nos dois maiores estados, que são Califórnia e Texas.

Uma possível vitória de Sanders nesses dois estados poderia comprovar uma tese que, se concreta, poderia ser decisiva para o senador progressista, que é o favoritismo da sua candidatura entre a população latina. “Quando vierem as prévias em Colorado, na Califórnia e no Texas, temos muitas esperanças, porque há muitos latinos nesses estados, e eles adoram o Bernie Sanders”, afirmou Chuck Rocha, um dos assessores de Sanders, em entrevista para a CNN.

Após perder na Carolina do Sul, Sanders publicou uma mensagem em seu Twitter, dizendo que “esta não será a única derrota, porque há muitos estados neste país e ninguém pode querer ganhar em todos, mas nosso movimento continuará trabalhando”.

O maior risco para a vitória de Sanders nesta Super Terça é a desistência já anunciada de Pete Buttigieg, que poderia significar uma migração dos votos dessa campanha para a de Joe Biden. No entanto, também existe o risco de que a candidatura do magnata das comunicações, Michael Bloomberg, que investiu grande parte de sua fortuna na campanha, tenha o efeito contrário, e roube votos e delegados de Biden.

Vale lembrar que Bloomberg não participou de nenhuma outra prévia até agora, sua campanha estreia na disputa nacional nesta Super Terça.