As prévias do Partido Democrata terão nesta terça (3), também chamada de Super Terça, algumas das suas disputas mais importantes, nos estados do Texas e da Califórnia.
Em ambos, Bernie Sanders aparece em vantagem nas pesquisas contra Joe Biden – de 12 pontos de diferença no caso californiano, e um terço disso no caso texano. Mas existe outro dado que chama bastante mais a atenção, e que certamente favorece o senador, que se autodenomina como um “socialista democrático”.
Segundo uma pesquisa recente da CBS News e pelo instituto YouGov, realizada entre os dias 27 e 29 de fevereiro, a maioria dos eleitores do Partido Democrata dos estados do Texas e da Califórnia prefere o conceito de socialismo que o de capitalismo.
O resultado é bastante surpreendente, não só pelo forte sentimento antissocialista que ainda existe no país, como resquício da Guerra Fria, mas também porque a vantagem socialista não é pequena.
Na Califórnia, 57% dos entrevistados disse preferir o socialismo, enquanto 45% defendeu o capitalismo como melhor sistema. No Texas, onde se supõe que o eleitorado é mais conservador, mesmo entre os democratas, 56% disseram gostar mais do socialismo, e apenas 37% escolheram o capitalismo. A margem de erro é de 4% na Califórnia e 6% no Texas, mas não mudam em nada a tendência.
NEW from @cbsnews Battleground Tracker Poll:
— Cara Korte (@CaraKorte) March 1, 2020
Socialism viewed more positively than Capitliasm among CA and TX likely Dem primary voters pic.twitter.com/ITOsYfNShW
O discurso socialista de Bernie Sanders tem sido um dos assuntos mais polêmicos da campanha democrata. Como líder momentâneo na disputa, o senador tem sido o principal alvo em todos os debates, e sua postura ideológica foi escolhida como o elemento a ser atacado.
Contudo, esses ataques ainda não surtiram efeito nas pesquisas. Resta saber se terá efeito nas votações, como poderá ser averiguado nesta terça.