Joe Binden supera Bernie Sanders por quase 30 pontos na Carolina do Sul

Ex-vice de Obama volta a entrar no jogo com o voto dos afroamericanos, mas Sanders ainda lidera na disputa nacional

Joe Biden e Bernie Sanders (foto: reprodução)
Escrito en GLOBAL el

Nesta semana que antecede a Super Terça começou com a vitória esmagadora de Bernie Sanders nas prévias em Nevada, no fim de semana passado, mas terminoi com Joe Biden dando o troco, e na mesma moeda.

Neste sábado (29), o ex-vice-presidente norte-americano durante a gestão de Barack Obama (2009-2017) venceu na Carolina do Sul com 48,4%, e com uma enorme vantagem sobre o senador Sanders, que ficou com 19,9%.

Com este resultado, Sanders continua liderando a disputa nacional, agora com 58 delegados eleitos, mas Biden encosta nele, com seus 50 delegados.

Na comemoração da vitória deste sábado, Biden mandou um recado aos críticos. “Dias atrás, a imprensa e os especialistas diziam que nossa campanha estava morta, mas depois desta noite está claro que estamos bem vivos”, declarou.

A Carolina do Sul é um dos estados com maior comunidade afrodescendente dos Estados Unidos. Por isso, a vitória de Biden também pode significar um sinal de força do candidato nesse aspecto. Porém, também é um dos estados mais conservadores do país, e no caso do Partido Democrata, tende a escolher candidatos mais moderados.

Por enquanto, há só um indício de polarização das prévias entre Bernie Sanders e Joe Biden, mas essa tendência poderá ser comprovada com maior nitidez neste dia 3 de março, com a chamada Super Terça, quando se realizarão prévias em 15 estados, incluindo alguns grandes, como Califórnia, Texas e Massachusetts, e se distribuirá um total de 1.357 delegados, um terço do total.