De olho nas eleições de maio na Bolívia, o Movimento ao Socialismo (MAS), partido do ex-presidente Evo Morales, publicou um vídeo levantando questionamentos sobre a democracia no país. A Bolívia passou por um golpe de Estado em outubro do ano passado após a oposição não aceitar a quarta vitória eleitoral consecutiva do ex-líder sindical.
A gravação faz uma correlação direta entre um prato de comida e a noção de democracia. "Havia um tempo na Bolívia em que a democracia só chegava na mesa de alguns", começa a peça que destaca que "faltava o básico para muitos" e "sobrava privilégios para poucos".
O vídeo destaca que através da luta popular a "democracia começou a chegar onde nunca havia chegado" - e um prato de comida vai para a mesa de um menino com uniforme da escola.
O golpe de Estado contra Evo Morales também é retratado no vídeo. Em uma cena forte, um coturno chuta o prato do jovem. "Golpe porque querem voltar aos antigos privilégios. Golpe porque mataram 36 pessoas que não aceitaram a democracia deles".
"Então, que democracia você prefere? A que mata gente ou a que mata a fome?", finaliza.
Assista: