A cena aconteceu no dia 8 de dezembro, em Lanzarote, uma das Ilhas Canárias, arquipélago pertencente à Espanha. Uma senhora de meia idade estava de pé em um ônibus e reclamou que os passageiros mais jovens deveriam ceder os assentos aos mais velhos, mas sua queixa rapidamente se concentrou em um único caso, o de outra senhora negra, que estava em um dos assentos individuais do veículo.
“A negra tem que se levantar”, disse a senhora, que tentou intimidar a moça, como se ela estivesse violando alguma lei ao estar ocupando aquele assento.
Mas a reação dos demais passageiros não foi a que ela esperava: várias pessoas criticaram sua atitude e a acusaram de agir de forma racista.
O vídeo sobre o episódio, que viralizou nas redes sociais nos últimos dias, mostra como a senhora (cuja identidade ainda é desconhecida, assim como a da moça ofendida), tenta se defender das críticas, inclusive, usando um argumento bastante conhecido no Brasil entre pessoas flagradas em atitudes racistas: “eu até tenho muitas amigas negras”.
A discussão terminou com grande parte do ônibus fazendo coro para que a passageira racista desça do ônibus. Algumas pessoas que compartilharam o vídeo dizem que ela desceu mesmo do veículo, mas as imagens só a mostram saindo do local da discussão e indo para a parte da frente.