Reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como direito fundamental do ser humano desde 2010, a água virou commodity e passou a ser comercializada na bolsa de valores dos Estados Unidos na semana passada.
Segundo reportagem de Hygino Vasconcellos, no portal Uol nesta quinta-feira (17), o índice Nasdaq Veles California Water (NQH2O) foi criado em 2018 pelas empresas Veles Water e WestWater Research em parceria com a Nasdaq, mas os contratos só passaram a ser vendidos na semana passada.
A iniciativa traz um sério risco para o fornecimento de água para populações mais pobres e precede uma prevista guerra pela água, semelhante ao que ocorre com o petróleo.
"Não é legal para o consumidor ter um produto tão vital ao ser humano à disposição de especuladores. Não precisamos disso", declarou à reportagem o professor do departamento de engenharia sanitária e ambiental da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Daniel José da Silva.
Segundo a reportagem, o índice está relacionado em princípio apenas à agua comercializada no estado da Califórnia e considera as cinco maiores regiões com a presença de água na estado — uma superficial e quatro bacias subterrâneas.