A enfermeira Sandra Linday, de Long Island, no norte do estado de Nova Iorque, nos EUA é a primeira americana a ser vacinada contra a Covid-19 no país. A aplicação da primeira dose da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech foi transmitida ao vivo nesta segunda-feira (14).
Ela é enfermeira da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Judaico de Long Island e trabalha no combate ao coronavírus. A vacinação foi transmitida em um evento virtual que contou com a presença do governador do estado, Andrew Cuomo.
Cuomo disse em mensagem direcionada a ela: "O que você faz todos os dias é o que faz um herói".
Apesar do governador afirmar que ela "pode ser a primeira dos Estados Unidos", o fato não foi oficialmente confirmado pelas autoridades, pois vacinações acontecem simultaneamente nesta segunda em pelo menos 145 centros pelos EUA.
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse em uma rede social que "a primeira vacina foi administrada" e celebrou a aplicação: "Parabéns EUA! Parabéns, mundo!".
No Brasil, o Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o Brasil poderia ter vacinação contra a Covid-19 ainda neste mês ou em janeiro se a Pfizer conseguisse aprovação emergencial da sua vacina na Anvisa. Uma semana antes, no entanto, o próprio governo afirmou que o Brasil não tinha infraestrutura para armazenar vacinas que exigissem temperaturas muito baixas de armazenamento – como a da Pfizer.
Com informações do G1