Com a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, haverá algo inédito na história política do país norte-americano em 2021: pela primeira vez na história, a Casa Branca será comandada por uma mulher.
Essa mulher será uma mulher negra! Kamala Harris, uma ex-promotora pública que atualmente é senadora pelo estado da Califórnia, é a vice-presidenta na chapa de Biden, e assumirá o poder nos Estados Unidos quando Biden estiver ausente, seja por férias ou durante suas viagens internacionais.
O ineditismo de Harris foi confirmado junto com a vitória de Biden, neste sábado (7) após o resultado definitivo da apuração na Pensilvânia, que rendeu à candidatura do Partido Democrata os votos suficientes no colégio eleitoral para ser declarada vencedora.
Aos 54 anos, Kamala Harris é uma figura bastante conhecida no país, devido a algumas façanhas acumuladas em sua biografia: foi a primeira mulher e primeira pessoa afro-americana a ser procuradora-geral no estado da Califórnia, e em 2016, também foi a segunda mulher afro-americana a ser eleita senadora pelo mesmo estado.
Chegou a ser pré-candidata presidencial, mas desistiu da corrida interna do Partido Democrata durante a disputa prévias. “O futuro do nosso país depende de você e de milhões para levantar sua voz e lutar pelos valores americanos. É por isso que estou concorrendo à presidência dos Estados Unidos”, disse a senadora californiana, em uma entrevista na época da pré-candidatura.