Joe Biden já é presidente eleito dos Estados Unidos desde o começo da tarde deste sábado (7), quando a conclusão da apuração na Pensilvânia garantiu a ele o número suficiente de delegados no colégio eleitoral. Mas o placar ainda não foi encerrado, e pode ser ainda mais favorável ao candidato do Partido Democrata.
Algumas horas depois do triunfo na Pensilvânia, o estado de Nevada também concluiu sua contagem e declarou Biden como vencedor, o que lhe rendeu mais 6 votos no colégio eleitoral.
Assim, o presidente eleito passa a ter 290 votos no colégio eleitoral, contra 214 do atual presidente e candidato à reeleição Donald Trump, do Partido Republicano.
Vale destacar que o candidato derrotado não aceitou a vitória do seu oponente, e já iniciou vários processos na Justiça tentando invalidar o resultado das urnas, alegando suposta fraude em alguns estados vencidos pelo Partido Democrata.
Ainda faltam os resultados eleitorais de mais três estados: na Geórgia, onde a vitória parcial é de Biden, se entregará mais 16 votos no colégio eleitoral, o que significaria um total de 306 caso isso se confirme.
No Alaska e na Carolina do Norte, onde a tendência é a vitória de Trump, serão entregues 3 e 15 votos no colégio eleitoral, respectivamente. Assim, o atual presidente ficaria com 232 votos no total, caso esses resultados sejam confirmados.