Nesta terça-feira (3), junto com as eleições presidenciais dos Estados Unidos, aconteceram diversos plebiscitos, por diferentes temas, em vários estados norte-americanos. Por exemplo, em Nova Jersey, além de escolher o próximo presidente, os eleitores votaram sobre a legalização ou não do uso recreativo da maconha.
E nesse caso, o resultado foi contundente: 67,3% dos eleitores decidiram que o consumo da maconha por adultos maiores de 21 anos deve ser legalizado, contra 32,7% que preferiram mantê-lo proibido.
Em 2010, Nova Jersey legalizou o uso medicinal da maconha, mas o uso recreativo se manteve proibido durante toda esta década. A partir de 2021, a legislação do estado já não terá nenhum tipo de restrição ao uso da erva.
A respeito da eleição presidencial, Nova Jersey preferiu o candidato do Partido Democrata, Joe Biden, que obteve 61%, enquanto o atual presidente e candidato à reeleição Donald Trump, do Partido Republicano, ficou com 38%. Com isso, Biden ficou com os 14 delegados desse estado no colégio eleitoral.