O recém aprovado imposto sobre grandes fortunas não foi a única novidade para o povo argentino nesta semana. Na noite de quarta-feira (18), o presidente Alberto Fernández deu uma entrevista para falar da nova taxação, mas acabou tirando uma nova notícia da manga: anunciou um aumento das aposentadorias para o mês de dezembro.
Segundo o mandatário, representante do setor mais progressista do peronismo, a medida visa uma “correção do valor das aposentadorias, para que se mantenham acima da inflação acumulada durante o ano”.
“Temos consciência que é algo que precisamos fazer, e que está sendo preparada para que favoreça todos os aposentados”, comentou Fernández.
A respeito do imposto sobre grandes fortunas, o presidente argentino aproveitou o anúncio do aumento das aposentadorias para analisar as duas medidas conjuntamente. “São o ponto de partida para uma Argentina mais solidária, com a contribuição daqueles que têm mais, para aqueles que mais precisam”, acrescentou.
Fernández também respondeu às ameaças da oposição de acusá-lo por supostas infrações às normas constitucionais no projeto de imposto sobre grandes fortunas, dizendo que a própria tramitação do projeto, que passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Congresso, garante que não houve tal problema.