Um vídeo mostra um carabinero, membro da Polícia Nacional do Chile, no momento em que ele empurra um manifestante de 16 anos da ponte Pío Nono, sobre o leito do rio Mapocho, que está praticamente seco. O fato ocorreu em Santiago, na última sexta-feira (2), durante protestos contra o governo.
O menor estava inconsciente no momento em que foi retirado do rio e foi reanimado por equipes de resgate.
Testemunhas dizem que o jovem caiu de cabeça e sofreu um golpe de alto impacto. Segundo fontes que estavam no local, o menor está recebendo atendimento médico particular.
Durante quatro semanas consecutivas, desde 11 de setembro passado, organizações políticas de esquerda e movimentos sociais convocaram manifestações na Plaza Italia, rebatizada de Plaza Dignidad, em Santiago do Chile.
As manifestações acontecem menos de um mês após o plebiscito convocado para o próximo dia 25 de outubro, no qual os cidadãos chilenos decidirão se uma nova Constituição é necessária.
Os protestos começaram como resultado da tradicional homenagem ao presidente Salvador Allende, derrubado por um golpe militar em 11 de setembro de 1973.
Com informações da Telesur