Debate nos EUA: Trump promete vacina “logo”, mas desconversa quando moderadora pede data específica

Atual presidente disse que “teremos uma vacina estadunidense dentro de algumas semanas”, mas quando a jornalista Kristen Welker perguntou se ele garante que será em 2020, preferiu não confirmar

Cena do debate nos Estados Unidos entre Donald Trump e Joe Biden (foto: reprodução)
Escrito en GLOBAL el

O último debate presidencial nos Estados Unidos antes das eleições do dia 3 de novembro está acontecendo nesta quinta-feira (22), e o primeiro tema abordado foi a resposta do país à pandemia de covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.

A moderadora Kristen Welker perguntou a Trump sobre os números ruins apresentados pelos Estados Unidos, que são o país com mais infectados (8 milhões) e mais mortes (223 mil) pela covid. O presidente assegurou que sua administração fez “o melhor pacote de medidas já visto no mundo para enfrentar o vírus que veio da China, e somos o país que tem a maior queda no número de infectados. Além disso, teremos uma vacina estadunidense dentro de algumas semanas, e que será distribuída rapidamente por ação das nossas Forças Armadas”.

No entanto, quando Welker questionou se ele assegurava que a vacina chegaria ainda em 2020, Trump desconversou: “isso não sou eu que está dizendo, eu consulto pessoas da Moderna (laboratório estadunidense) e da Johnson&Johnson, e isso é o que eles me dizem, que estará disponível logo”.

Por sua parte, Joe Biden retrucou dizendo que “não sei onde ele (Trump) vê todo esse sucesso que alega. Temos o maior número de infectados e mortos em todo o mundo. Temos mais de mil mortes por dia. Temos 70 mil novos contagiados por dia. Teremos um inverno assustador, especialmente porque o governo não é capaz de tomar as medidas para proteger os estadunidenses”.