Vídeo: jornalistas espanhóis dizem que “bolivianos de esquerda não sabem o que é a civilização”

Comentário foi feito por Alejandro Entrambasaguas, em live do canal do YouTube de extrema-direita Estado de Alarma, ao analisar o resultado das eleições na Bolívia

Manifestantes na Praça Principal de Cochabamba | Reprodução/Twitter/Los Tiempos
Escrito en GLOBAL el

A vitória de Luis Arce na Bolívia foi resultado da “ignorância do eleitor do MAS”. Essa foi a análise do jornalista espanhol Alejandro Entrambasaguas durante um live do canal de Youtube de extrema-direita Estado de Alarma.

“O eleitor médio do Movimento ao Socialismo é um eleitor com nível intelectual nulo, praticamente inexistente, já não Eu digo cultural, não, eles praticamente não têm nível”, afirma o jornalista do Diário Ok. Em seguida, aprofunda seu preconceito contra os bolivianos que votam pela esquerda, afirmando que são “parte de uma grande massa da população que é ignorante, que não conhece as novidades da política, da economia, mentalmente não têm ideia de praticamente nada”.

https://twitter.com/SachaLlorenti/status/1318565058134364164

Em outro momento do seu comentário, Entrambasaguas compara os eleitores que apoiaram Luis Arce com os que votam no Podemos, partido referência da esquerda na Espanha. “O eleitor médio do partido de Evo Morales não tem nada a ver com o eleitor médio que o Podemos tem aqui (na Espanha), onde todo mundo sabe o que é um celular, sabe o que é a internet, mas a maioria as pessoas que votaram em Evo Morales são pessoas que vivem no campo, pessoas que não sabem o que é um telefone celular, não sabem o que é a internet (…) são literalmente analfabetos, sequer falam espanhol, se comunicam por dialetos como aimará ou quéchua” – ambos idiomas reconhecidas como oficiais no Estado Plurinacional de Bolívia.

O jornalista também considerou que o caráter multiétnico e multicultural da população boliviana, de maioria indígena, é sinônimo de que seus habitantes “não sabem o que é civilização”.

O canal de YouTube Estado de Alarma, onde Alejandro Entrambasaguas fez suas declarações, é conhecido por ser um meio fortemente ligado ao partido Vox, partido representante da extrema-direita, com forte discurso racista e xenófobo, com forte discurso anti imigração e nostálgico da ditadura de Francisco Franco.