Lula parabeniza Luis Arce e Evo Morales por vitória na Bolívia: "Respeito ao voto popular"

O candidato do PSOL à prefeitura de SP, Guilherme Boulos, também celebrou os resultados do pleito. "Depois de um golpe de milicianos, a justiça pode voltar a prevalecer", afirma

Reprodução/YouTube
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente Lula (PT) foi às redes sociais nesta segunda-feira (19) para parabenizar Luis (Lucho) Arce, candidato do MAS (Movimiento al Socialismo) à presidência da Bolívia, pela vitória nas eleições do país, segundo as primeiras apurações dos votos. Para o petista, a vitória da chapa do MAS representa o retorno da democracia no país.

"Meus parabéns ao povo boliviano, que restabeleceu sua democracia. Parabéns para @LuchoXBolivia e meu amigo @evoespueblo, que depois de um ano difícil podem ver respeitado o voto popular. Que a Bolívia retorne ao caminho do desenvolvimento com inclusão e soberania", escreveu Lula no Twitter. A vitória de Arce ocorre cerca de um ano depois do golpe de Estado que derrubou o ex-presidente Evo Morales, do MAS.

O candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, também celebrou os resultados preliminares. "Todas as pesquisas na Bolívia mostram ampla vantagem de Luis Arce, candidato do partido de Evo. Depois de um golpe de milicianos, a justiça pode voltar a prevalecer. Que os resultados das urnas sejam respeitados e o golpismo colocado na lata de lixo da História mais uma vez", afirmou.

"Ontem foi a Bolívia; no próximo domingo será o Chile. Em breve os ventos da mudança chegarão ao Brasil. A América Latina será um território de paz e liberdade", escreveu Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL, também no Twitter.

Para a ex-presidenta Dilma Rousseff, a vitória de Arce serve de "inspiração" aos países que vivem sob regimes autoritários. "Celebro com @LuchoXBolivia e @evoespueblo a lição que nos dá o bravo povo boliviano, que reconquistou a democracia nas urnas. Que a vitória sirva de inspiração aos povos do nosso continente que sofrem sob regimes neoliberais e autoritários", disse Dilma.

Levantamento de boca de urna realizado pelo instituto Ciesmori para a rede Unitel aponta que Arce conquistou 52,4% dos votos válidos, seguido pelo ex-presidente Carlos Mesa, do Comunidade Cidadã, com 31,5%. O ultraconservador Luis Fernando Camacho é o terceiro, com 14,1%. O resultado avassalador garante vitória em primeiro turno. Os dados foram obtidos em contagem rápida das atas de votação.

https://twitter.com/dilmabr/status/1318194323016605696
https://twitter.com/LulaOficial/status/1318180807463362562
https://twitter.com/GuilhermeBoulos/status/1317969272409305088
https://twitter.com/gleisi/status/1318043451078881281