O porta-voz do Movimento Ao Socialismo, Sebastian Michel, declarou em entrevista à rede boliviana Unitel que o resultado das eleições da Bolívia já são conhecidos por todos os partidos e que já é hora de que o cenário seja divulgado. Até o momento, nenhuma pesquisa de boca de urna foi divulgada e a apuração está em menos de 2%.
Michel detalhou que o primeiro colocado estaria com mais de 45% dos votos, o segundo teria no máximo 30% e o terceiro estaria com um percentual entre 15% e 20%. "Todo mundo sabe o que aconteceu, os dados de todos são os mesmos, sejam responsáveis e divulguem a boca de urna", declarou o porta-voz do MAS.
O cenário apresentado por ele aponta uma vitória em primeiro turno do candidato que está na primeira colocação. Ao que tudo indica, este candidato é Luis Arce, do MAS - partido do ex-presidente Evo Morales.
Ricardo Paz, porta-voz do Comunidade Cidadã - partido do provável segundo colocado, Carlos Mesa - havia dado uma declaração à imprensa minutos antes em tom de derrota.
A fala de Michel provocou um "sincericídio" na emissora, que foi uma das contrantes de pesquisas de bocas de urna que não foram divulgadas. O comentarista Carlos Valverde embarcou na declaração de Michel, apontou que o primeiro seria o MAS, e logo declarou "o resultado já está dado, só precisamos saber as porcentagens".
A demora na divulgação do resultado da boca de urna foi questionada por Morales. “É muito estranho e preocupante que, com quase uma hora do tempo permitida para a publicação dos dados dos resultados na saída, as empresas não o façam. Por que o atraso? O que querem esconder?”, escreveu em seu perfil no Twitter.