Evo Morales questiona demora na divulgação de boca de urna na Bolívia: "Estranho e preocupante"

"Estão escondendo o grande triunfo do povo representado pelo MAS-IPSP", escreveu o ex-presidente

Evo Morales e Luis Arce (Foto: reprodução Twitter)
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, fez uma publicação em suas redes sociais na noite deste domingo (18) questionando a demora na publicação das pesquisas de boca de urna referentes às eleições gerais do país (18). Pesquisas de opinião divulgadas antes das eleições indicavam uma possível vitória do candidato Luis Arce, do MAS de Morales, em primeiro turno.

"É muito estranho e preocupante que, com quase uma hora do tempo permitida para a publicação dos dados dos resultados na saída, as empresas não o façam. Por que o atraso? O que querem esconder?", escreveu Morales em seu perfil no Twitter.

O ex-presidente lembrou ainda que o sistema de contagem rápida do Tribunal Supremo Eleitoral foi suspenso horas antes das eleições. A ausência das pesquisas de boca de urna deixam um "vácuo" de informações sobre o que ocorreu neste domingo.

"Ontem denunciamos que a ascensão do Direpre poucas horas antes do dia das eleições era suspeita. Agora, as empresas de pesquisa se recusam a publicar os resultados na saída. Estão escondendo o grande triunfo do povo representado pelo MAS-IPSP", disse ainda.

Segundo observadores internacionais, a votação transcorreu com normalidade, apesar de alguns episódios de tensão. No Brasil, terceiro maior colégio eleitoral no exterior, houve denúncias de fiscais do MAS.

Os primeiros dados oficiais já foram publicados no portal do Órgão Eleitoral Plurinacional (OEP), do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE). A apuração, que está em menos de 1%, deve levar cerca de três dias, segundo o TSE.

O pleito acontece cerca de um ano depois do golpe de Estado que derrubou Morales em 2019. O ex-presidente havia sido eleito para um quarto mandato, mas foi forçado a renunciar após uma onda de violência promovida pela direita atingir o país.

https://twitter.com/evoespueblo/status/1318001181118156804
https://twitter.com/evoespueblo/status/1317994132594450436