Escrito en
GLOBAL
el
Milhares de manifestantes do movimento antifascista conhecido como #6000Sardine (ou “6000 sardinhas”) cantaram em Bolonha, no último domingo (19), para demonstrar sua oposição ao partido Liga do Norte e seu líder, o político neofascista Matteo Salvini. Segundo os organizadores, cerca de 40 mil pessoas participaram do evento naquela cidade.
A jornada de manifestações convocadas pelos sardinhas se reproduziu neste fim de semana também em outras cidades da Itália como Florença, Rimini, Milão e Modena também com grande participação popular. O protesto em Bolonha teve maior repercussão devido a um vídeo mostrando a multidão cantando o hino antifascista “Bella Ciao” contra Salvini.
O movimento dos sardinhas foi criado em 2019 por quatro jovens ativistas antifascistas (Giulia Trappoloni, Mattia Santori, Roberto Morotti e Andrea Garreffaa), e tem sido a grande novidade política da Itália nos últimos meses. Suas manifestações recentes visam influenciar nas eleições regionais que o país viverá no próximo domingo, 26 de janeiro.