Escrito en
GLOBAL
el
O presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta terça-feira (4) a nova embaixadora da Venezuela no Brasil, a advogada María Teresa Belandria Expósito. Belandria foi nomeada não pelo presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, mas pelo autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, cujo governo é reconhecido por 50 países, incluindo Brasil e Estados Unidos. Maduro, no entanto, ainda desempenha todas as funções de presidente do país.
Belandria é professora da Universidade Central da Venezuela, especialista em direito econômico internacional, e coordenadora do partido Vente Venezuela, da líder oposicionista María Corina Machado. Além dela, Bolsonaro recebeu a carta credencial de outros 7 embaixadores. A entrega das cartas é um ato protocolar junto ao Itamaraty e marca o início oficial das atividades dos embaixadores no país.
Em maio de 2016, o presidente Nicolás Maduro chamou de volta a Caracas o embaixador venezuelano no Brasil, Alberto Castelar, em protesto contra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Em dezembro de 2017, já no governo de Michel Temer, o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, foi declarado "persona non grata" pelo Ministério das Relações Exteriores.
A declaração de "persona non grata" foi feita em resposta à expulsão do embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Carlos Pereira.