Escrito en
GLOBAL
el
O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, ameaçou nesta segunda-feira (3) renunciar ao posto caso o anti-establishment Movimento 5 Estrelas (M5S), seu partido, e a ultra-direitista Liga Norte (LN), não entrem em acordo. Nas últimos semanas, a relação entre as duas legendas esquentou.
Há pouco mais de um ano à frente da Itália, a reação de Conte demonstra que o desgaste entre o M5E e o LN é bastante forte. O premiê afirmou em coletiva de imprensa que deixaria o posto e convocaria novas eleições caso não fossem estabelecidas novas pontes entre as siglas e um diálogo com a União Europeia.
As últimas semanas na Itália foram marcadas por de enormes tensões, insultos, ataques públicos ao próprio Conte, casos de corrupção e ameaças de ruptura. As eleições para o Parlamento Europeu, que consolidou a Liga, do ministro do Interior Matteo Salvini, como uma referência no continente, também contribuíram para chacoalhar ainda mais a política italiana.
O partido do extremista Salvini dobrou a porcentagem eleitoral em comparação com a votação do ano passado para o Parlamento nacional. Já o M5S viu seu capital político cair pela metade, enquanto o LN saltou de 17% para 34%. A sigla do primeiro ministro minguou de 33% para 17%.