Escrito en
GLOBAL
el
Nesta quinta-feira (20), é considerado o dia Mundial do Refugiado. De acordo com relatório publicado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o número de pessoas fugindo de guerras, perseguições e conflitos superou a marca de 70 milhões em 2018. Este é o maior nível de deslocamento forçado registrado pela Agência em suas quase sete décadas de atuação.
"Este é um número surpreendente, o dobro do que era há 20 anos”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres em mensagem especial ao dia do refugiado.
Os 70,8 milhões de deslocados forçados no mundo são uma estimativa, porque o número reflete apenas parcialmente a crise na Venezuela. Cerca de 4 milhões de venezuelanos já saíram de seu país desde 2015, tornando essa uma das mais recentes e maiores crises de deslocamento forçado do planeta. Embora a maioria dessa população necessite de proteção internacional para refugiados, apenas meio milhão tomou a decisão de solicitar refúgio formalmente.
O Brasil recebeu cerca de 80 mil novos pedidos de refúgio em 2018, mais que o dobro dos 33,8 mil requerimentos de 2017. O aumento colocou o país como o sexto que mais recebeu solicitações do tipo no último ano.
Confira 8 fatos sobre refugiados
- Em 2018, 25,9 milhões de pessoas são refugiadas.
- Metade delas são crianças, sendo que milhares estão separadas de suas famílias ou desacompanhadas.
- Uganda reportou que há 2,8 mil crianças refugiadas com 5 anos ou menos, sozinhas ou separadas de suas famílias.
- Sendo um refugiado, é mais provável que você viva em uma área urbana (61%) do que em área rural ou em um campo de refugiados.
- Os países em desenvolvimento acolhem um terço de todos os refugiados do mundo. Em média, países ricos acolhem 2,7 refugiados por cada mil habitantes, enquanto países de renda baixa e média acolhem 5,8 pessoas nesta mesma proporção (em média).
- Cerca de 80% dos refugiados vivem em países vizinhos aos seus.
- A cada 5 pessoas refugiadas, 4 estão numa situação prolongada de refúgio, há pelo menos 5 anos. 1 a cada 5 são refugiados há 20 anos ou mais.
- O maior número de novas solicitações de refúgio em 2018 foi feito por venezuelanos (341,8 mil).