“Eu dissolvo a oitava legislatura do Conselho Supremo da Ucrânia (Verkhovna Rada, o poder legislativo unicameral)”, declarou o recém-empossado presidente ucraniano, na solenidade em Kiev.
Zelensky começa o mandato sem maioria parlamentar, o que dificulta muito a aprovação de reformas. A dissolução do Parlamento e a convocação de eleições antecipadas podem aumentar o apoio de uma câmara atualmente dominada por aliados de seu antecessor, Petro Poroshenko, derrotado por Zelensky. Sem felicitaçõesDmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, foi bem enfático ao dizer que Vladimir Putin não pretende felicitar o novo presidente da Ucrânia. Peskov declarou que o presidente russo se propôs a parabenizar Zelensky se ele progredir na resolução do conflito com separatistas pró-Rússia no leste ucraniano e remediar as relações entre Kiev e Moscou.
Zelensky também destacou, em seu discurso de posse, que sua primeira tarefa seria acabar com o conflito no leste do país e prometeu “proteger a soberania e a independência da Ucrânia”. O presidente disse, ainda, que o diálogo com a Rússia só será possível depois da devolução do território ucraniano ocupado e o retorno de prisioneiros de guerra.
Vida real
O novo presidente é o comediante mais conhecido do país por interpretar o papel do ocupante do mais alto cargo executivo da Ucrânia numa série de televisão muito popular. A partir desta segunda, ele também ocupa este papel na vida real.