Escrito en
GLOBAL
el
Pelo menos 49 pessoas morreram e outras 48 ficaram feridas em ataques simultâneos em duas mesquitas nesta sexta-feira (15) na Nova Zelândia. Um homem usou um rifle automático para atingir os fieis e transmitiu o massacre, ao vivo, pela internet. O vídeo mostra ele atirando sem parar enquanto caminhava.
Leia também: Dogolochan: até quando ‘mascus’ vão destilar ódio, ameaças e marcar hora para matar?
Ao menos quatro pessoas envolvidas nos ataques foram detidas: três homens - dos quais um seria australiano - e uma mulher. A polícia local informou, porém, que não está descartada a hipótese de que outros agressores estejam envolvidos e, portanto, foragidos.
Um dos alvos do ataque contra a comunidade muçulmana foi a mesquita de Linwood, que estava lotada com mais de 300 pessoas, no subúrbio de Linwood, em Christchurch.
Outra mesquita atacada foi a Masjid Al Noor, ao lado do Parque Hagley. Relatos indicaram novo tiroteio no local.
Dos 49 mortos até agora, 48 morreram baleados nas mesquitas e um foi levado com vida, mas morreu em um hospital. Não foi divulgado ainda as identidades das vítimas.
A polícia confirmou que localizou um carro-bomba estacionado na Strickland Street, a cerca de 3 km do Hagley Park.
Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.