Escrito en
GLOBAL
el
Na primeira pesquisa eleitoral divulgada durante o segundo turno no Uruguai, há uma vantagem de 5 pontos percentuais para o candidato oposicionista Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, contra o oficialista Daniel Martínez, da Frente Ampla. Os dois empatam no limite da margem de erro em levantamento divulgado nesta terça-feira (5).
Enquanto Pou aparece com 47% na consulta feita pelo Equipos Consultores, Martínez vem atrás com 42%. No primeiro turno, Martínez obteve 39% do respaldo do eleitorado e ficou à frente do blanco, que angariou 28% dos votos. Indecisos são 6% e outros 5% dizem que votarão em branco ou irão anular. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.
[caption id="attachment_193853" align="aligncenter" width="600"] Reprodução/Subrayado[/caption]
Na pesquisa encomendada pelo portal Subrayado, a migração de votos dos candidatos que ocuparam a terceira e quarta colocação no primeiro turno é quase total para Pou. Os partidos Colorado e Cabildo Aberto declararam apoio ao representante do Partido Nacional na disputa.
[caption id="attachment_193855" align="aligncenter" width="600"] Reprodução/Subrayado[/caption]
A votação acontece no dia 23 de novembro e pode representar a primeira derrota da Frente Ampla desde que chegou à presidência, em 2005, no primeiro mandato de Tabaré Vázquez.