Escrito en
GLOBAL
el
O Partido Socialista (PS), do primeiro-ministro António Costa, conseguiu uma vitória expressiva nas eleições realizadas neste domingo (6) em Portugal, aumentando a sua presença no Parlamento para um número próximo da maioria absoluta. No entanto, para formar uma coligação de governo, o PS deverá formar o que chamam de "Geringonça" e estabelecer união com outras siglas de esquerda, assim como foi feito nos últimos quatro anos.
Com quase 100% das urnas apuradas, o PS consta com 36,65% dos votos, o que deve aumentar de 86 deputados para entre 103 e 115 assentos, número muito próximo da maioria de 116 representantes, no Parlamento de 230 deputados. Com isto, o partido pode necessitar ainda dos votos tanto do Bloco de Esquerda (BE) quanto do Partido Comunista (PC) para alcançar uma maioria.
O partido de António Costa ficou conhecido por ter colocado as contas deficitárias do país em ordem depois de um período de austeridade, quando Portugal precisou receber um empréstimo internacional.
Em segundo lugar, ficou o PPD/PSD (Partido Social Democrata) com 27,90% dos votos. Em terceiro, está o B.E., com 9,67%. Em quarto, PCP-PEV, com 6,46%.