Escrito en
GLOBAL
el
A família de Frida Kahlo divulgou, na noite desta quinta-feira (8), uma nota em que informa que não autorizou a Mattel a produzir uma boneca 'Barbie' inspirada na pintora mexicana. Lançada no mesmo dia, a boneca fazia parte de uma ação da marca em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Pelas redes sociais, a família disse que Mara Romeo, sobrinha-neta da artista, era a única responsável pelos direitos de imagem da pintora e que "desconhece" o projeto que originou a boneca.
“Desconhecemos a origem legal do projeto desenvolvido pela empresa Mattel com uma boneca que claramente representa a imagem da pintora Frida. A empresa não conta com autorização para utilizar a imagem de Frida", diz a nota.
À imprensa mexicana, Mara Romeu disse ainda que "gostaria que a boneca tivesse mais traços de Frida, que não tivesse olhos claros, que trouxesse as sobrancelhas unidas, que representasse tudo o que a minha tia representava: a força… Que represente o México, que seja uma Frida, um estandarte do que é o México".
No final da nota, a família da pintora garante que tomará "as medidas necessárias para que os direitos de imagem de Frida sejam assegurados". A Mattel ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Confira, abaixo, a íntegra da nota.
Comunicado oficial de la Familia Kahlo referente al lanzamiento de la @barbie en honor a #FridaKahlo de @Mattel / Official statement from the Kahlo Family regarding the launch of Mattel's Frida Kahlo "Sheroe" Barbie: pic.twitter.com/7ProPd7c30
— Frida Kahlo (@FridaKahlo) 8 de março de 2018