Escrito en
GLOBAL
el
Enquanto no Brasil a maior parte das cidades aumentam as tarifas dos transportes públicos anualmente, na Alemanha o pensamento com relação à mobilidade urbana vai no caminho oposto. Recentemente, foi anunciado pelo governo um projeto piloto que vai oferecer transporte público gratuito em cinco cidades até o final deste ano. A ideia é que a medida possa ser ampliada para todo o território do país.
Considerada uma das principais forças da indústria automobilística mundial, a Alemanha quer, com a medida, fazer com que as pessoas deixem de usar carros privados e, assim, possa reduzir a emissão de gases poluentes e também diminuir o trânsito. “Nós estamos considerando o transporte público livre de tarifas para reduzir o número de carros privados”, diz uma carta assinada por três ministros alemães, incluindo a ministra do Meio Ambiente, Barbara Hendricks, direcionada ao comissário ambiental da União Europeia, Karmenu Vella.
Entre as cinco cidades que terão o transporte público gratuito, estão a antiga capital da Alemanha Ocidental, Bonn, além dos distritos industriais de Essen e Mannheim.
A proposta, apesar de ser considerada radical, vem de um país, no entanto, que tem uma das menores tarifas de transporte da Europa. Para se ter uma ideia, um bilhete de ônibus em Berlim custa 2,90 euros, enquanto em Londres a tarifa é de 5,50 euros.
*Com informações da AFP