Escrito en
GLOBAL
el
No dia mundial do meio ambiente, também afirmou que a visão do presidente dos EUA é míope e ligada a um modelo que rejeita o futuro
Por Redação Foto: Andrea Hanks/Official White House Photo
Um dos principais aliados dos Estados Unidos na Europa, o governo da Itália, em entrevista de seu ministro de Políticas Agrícolas, Maurizio Martina, fez forte críticas ao presidente Trump por ter abandonado o acordo climático conhecido como Pacto de Paris. Ao Huffington Post italiano, o ministro disse que a escolha de Trump “não é apenas irresponsável, mas inaceitável. Negar a mudança climática, unilateralmente, num pacto assinado por 195 países, é para colocar os EUA em uma posição de isolamento sem precedentes na história recente.”
E continua: “Mais uma vez as escolhas Trump mostram que o protecionismo não é proteção. Esta é uma visão míope, ligado a um modelo econômico e industrial que se recusa à inovação, ‘rejeita o futuro’, nas palavras do próprio Obama. Traduzir o seu slogan "America First" com absoluta liberdade para poluir e fechamento das fronteiras comerciais só vai enfraquecer os Estados Unidos.”
Martina encerra clamando por “um movimento popular contra as escolhas de populistas loucos. Um caminho difícil, aberto a contribuições de muitos que querem construir um futuro mais sustentável social, econômico, ambiental.”
Até onde se sabe Trump ainda não respondeu pelo Twitter.