Escrito en
GLOBAL
el
Estado norte-americano é o 20º do país a tornar legal a união civil entre pessoas do mesmo sexo
Por Redação
O Tribunal Federal de apelações revogou nesta segunda-feira (28) uma lei do estado norte-americano de Virgínia que vetava a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Com isso, a Virgínia se torna o vigésimo estado norte-americano a permitir o casamento igualitário.
De acordo com o Tribunal Federal, a proibição à união entre pessoas do mesmo sexo ia de encontro às garantias constitucionais perante a lei. "A decisão de se casar e com quem se casar é uma decisão intensamente pessoal, que altera o curso da vida dos indivíduos. Negar a casais do mesmo sexo essa possibilidade os impede de participar totalmente da nossa sociedade, o que é exatamente o tipo de segregação que a 14ª Emenda da Constituição não pode tolerar", decidiu a Corte.
Terry McAuliffe, governador democrata da Virgínia, comemorou a decisão do Tribunal Federal. "É uma sentença histórica e seu efeito reafirmará mais uma vez que o estado da Virgínia é aberto e recebe todos", disse.
Em 2006, a população da Virgínia, por meio de um referendo, aprovou uma emenda, com 57% dos votos, que proibia a união entre pessoas do mesmo sexo, que agora foi derrubada pelo Tribunal Federal em um tipo de ação que tem sido realizada em outros estados estadunidenses.
Foto de capa: Wikicommons