Escrito en
GLOBAL
el
Porta-voz da Presidência da República disse que o anúncio feito por Barack Obama na última sexta-feira foi "detidamente" analisado
Por Redação
[caption id="attachment_39918" align="alignleft" width="360"] Presidência da República diz que "irá acompanhar com extrema atenção os desdobramentos práticos do discurso” de Barack Obama, sobre as mudanças na NSA (Foto: reprodução)[/caption]
O governo brasileiro se pronunciou, neste domingo (19), a respeito das reformas na Agência Nacional de Vigilância (NSA), anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na última sexta-feira (17). Segundo o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, as mudanças sugeridas por Obama são “um primeiro passo”.
De acordo com nota publicada no Blog do Planalto, Traumann comunicou, ainda, que o governo analisou “detidamente” o anúncio e “irá acompanhar com extrema atenção os desdobramentos práticos do discurso”.
A presidente Dilma Rousseff foi vítima direta das práticas de espionagem da NSA, que investigou a ela e seus assessores. Depois que a notícia veio à tona, em setembro passado, Dilma chegou a cancelar uma visita aos EUA, marcada para o mês de outubro.
Além do fim da espionagem a governos aliados, Obama sugeriu também que o sistema de vigilância telefônica da NSA sofra modificações. Se as reformas foram aprovadas pelo Congresso americano, quem quiser ter acesso aos dados coletados pela agência precisará recorrer judicialmente a uma corte especial.