Após o Brasil golear a Coreia do Sul por 4 a 1 pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022, as comemorações brasileiras pautaram os debates sobre futebol ao redor do mundo. Os jogadores brasileiros não abriram mão das famosas ‘dancinhas’ e, com elas, celebraram cada balançar das redes nesta segunda-feira (5). Mas as comemorações não agradaram a todos.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Te podría interesar
Roy Keane, volante histórico do Manchester United (Inglaterra), Celtic (Escócia) e da seleção irlandesa, reclamou das dancinhas brasileiras durante o intervalo do jogo na transmissão da ITV1, do Reino Unido. “Eu acho que é desrespeitoso com o adversário, e eles fazem isso toda hora”, disparou.
A reclamação sobrou até para o técnico Tite: “Está 4 a 0, mas eles fazem o tempo todo. E depois com o treinador se envolvendo, eu não acho que isso seja bom”, disse Keane.
Te podría interesar
Após o jogo Tite comentou na coletiva a respeito da sua participação na comemoração. “Não quero que tenha outra interpretação senão a do sentido de alegria pelo gol, pela equipe e pela performance. Que não seja visto como desrespeito ao adversário, porque não é”, defendeu-se. Já para Lucas Paquetá, as dancinhas simbolizam a alegria do jogador brasileiro.
Mesmo não sendo novidade entre os brasileiros, e praticada desde os tempos de Ronaldinho Gaúcho, as ‘dancinhas’ geralmente irritam europeus. Em alguns casos revelam um racismo explícito, como no do empresário Pedro Bravo que irritado com comemorações de Vinícius Júnior no Real Madrid, teria mandado o atacante parar de fazer “macaquices”.