SELEÇÃO

Alisson disputou mais um título após encerramento da Copa

Goleiro ficou em segundo lugar, perdendo para um argentino, saiba qual foi a disputa

Créditos: Divulgação / CBF
Escrito en ESPORTE el

Uma enquete feita pela UOL colocou os jogadores da Copa do Mundo 2022, realizada no Catar, em disputa por outro título, o de jogador mais bonito do torneio. Uma lista de 30 nomes foi apresentada e mais de 700 mil votos revelaram a preferência do público pelo meio-campista argentino Rodrigo De Paul nesta quinta (19). A brincadeira faz parte e alimenta a bilionária indústria o entretenimento, central à economia capitalista em tempos de Sociedade do Espetáculo.

Com o resultado, a Argentina leva mais um título para casa, além do tricampeonato e das premiações individuais de melhor jogador da Copa para Lionel Messi, e melhor goleiro para Emiliano Martínez. Paul teve 6,20% dos votos. Já Alisson Becker, que não levou a Luva de Ouro na Copa, nem foi hexacampeão do mundo neste ano, ao menos conquistou a prata na brincadeira feita pelas redes, sendo escolhido o segundo jogador mais bonito da Copa do Mundo 2022, com 5,63% dos votos. Além de Alisson, outro brasileiro figura entre os 10 dos mais bonitos do Mundial: o zagueiro Bremer, com 5,11%, único negro no top 10. 

Publicidade

A enquete não passa de uma divertida brincadeira, mas a imagem dos jogadores é ativo importante para a publicidade e toda a economia que se movimenta em torno dos megaeventos esportivos, não à tôa a vaidade dos jogadores vem sendo motivo de destaque nos últimos anos. Seja por meio de um padrão de beleza ou pela originalidade, a estética dos penteados, tatuagens e chuteiras toma lugar em campo e rende contratos de publicidade a craques de diversas seleções. Ídolos pela genialidade em campo, os jogadores são cada vez mais celebridades, que movimentam bilhões em patrocínios, contratos de transmissão e publicidade, e também abocanham seu quinhão.

A própria decisão de Alisson Becker de manter um polêmico bigode, que gerou controvérsia nas redes e debate sobre a sua imagem, foi resultado de uma ação publicitária. Idealizado pela Gilette e pela agência Grey Brasil, Alisson participa da campanha "Bigodes Pela Saúde do Homem". O bigode é um símbolo reconhecido no mundo como sendo do Novembro Azul, campanha pela prevenção do câncer de próstata.

Ídolos

Outro exemplo é o vice-campeão e artilheiro da Copa de 2022, Kylian Mbappé. Ele é atualmente o jogador mais bem pago do mundo. Aos 23 anos, de acordo com a Forbes, o atacante ganha R$ 692 milhões por ano (em valores convertidos). Quase metade disso vem de contratos publicitários, já que o salário do francês é de aproximadamente R$ 30 milhões mensais.

Poderíamos falar da vaidade estética e contratos milionários de Cristiano Ronaldo, de Neymar e de tantos outros, o fato é que há um padrão que relaciona estética, fama e riqueza em torno dos ídolos do futebol contemporâneos, com raras exceções, como o melhor jogador da Copa do Mundo 2022 e tricampeão Lionel Messi. Ainda que também lucre bastante com publicidade, o craque não encarna a postura de celebridade, nem se destaca por procedimentos, penteados ou outros aspectos relacionados à estética.

Reflexão

De acordo com um trabalho de iniciação científica intitulado "Estética do esporte: o caso do futebol", é preciso refletir a respeito da relação entre a estética e o esporte, questionando até que ponto a imagem de atletas da mídia nos condiciona a seguir padrões de vida. "A partir da metade do século XX até os dias atuais, o corpo se voltou a um ideal estético, ressaltando o cuidado físico, tornando-se uma exigência para um bom espetáculo, seja ele artístico ou esportivo. Dessa forma, é necessário estudar o esporte convencionado com a aparência física, pois vem se tornando alvo da maior formatação de sociedade, ou seja, influencia os padrões de estética corporal", escrevem os autores. O texto é resultado do trabalho de 6 pesquisadores da Educação Física da UFPR, Isabelle Plociniak Costa, Rafael Gomes Sentone, Camile Luciane da Silva, André Felipe Caregnato, André Mendes Capraro e Fernando Renato Cavichiolli

Mas, para não encerrar a brincadeira pela metade, segue a lista dos dez mais bonitos da Copa de acordo com a enquete:

1. Rodrigo De Paul (Argentina) - 6,20%
2. Alisson Becker (Brasil) - 5,63%
3. Kevin Trapp (Alemanha) - 5,35%
4. Bremer (Brasil) - 5,11%
5. Olivier Giroud (França) - 4,95%
6. Manuel Neuer (Alemanha) - 4,41%
7. Cristiano Ronaldo (Portugal) - 4,09%
8. Martín Cáceres (Uruguai) - 4,07%
9. Milinkovic Savic (Sérvia) - 3,97%
10. Leandro Paredes (Argentina) - 3,88%