A vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia na última quinta-feira (24) encerrou a primeira rodada fase de grupos da Copa do Mundo do Catar 2022, que contou com as estreias das 32 seleções. Essa primeira rodada, além das goleadas de França, Espanha e Inglaterra, e das zebras Arábia Saudita e Japão que venceram Argentina e Alemanha, também teve a maior quantidade de empates sem gols da história das Copas.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Te podría interesar
Foram quatro partidas ao todo que terminaram sem gols marcados: México e Polônia, Dinamarca e Tunísia, Marrocos e Croácia, e Uruguai e Coreia do Sul. Nunca na história das Copas do Mundo tantas partidas terminaram em 0 a 0 em uma primeira rodada. Além disso, também não foram marcados gols de fora da área.
A Inglaterra goleou o Irã por 6 a 2, com grande atuação de Harry Kane, que não marcou nenhum gol mas ofereceu algumas das assistências. A atual campeã França também mostrou sua força contra a débil Austrália e aplicou um sonoro 4 a 1 na estreia. Além delas, a Espanha fez um jogo perfeito contra a Costa Rica e, como consequência, venceu por 7 a 0, com forte protagonismo dos jovens Ferran Torres e Gavi.
Te podría interesar
As decepções da rodada ficaram por conta da Argentina e da Alemanha, favoritas contra Arábia Saudita e Japão que consequentemente foram as grandes surpresas. Em ambos os jogos, as favoritas dominaram as ações do primeiro tempo e saíram na frente com gols de pênalti. Mas nos segundos tempos, em ambos os jogos, sofreram viradas históricas dos adversários.
Os sauditas não demoraram a virar contra os hermanos: em apenas dois minutos Saleh Al Shehri empatou o jogo e apenas cinco minutos depois Salem Al-Dawsari virou a partida com um golaço, deixando a Argentina fazendo tentativas vãs de empate pelo resto do jogo. Já os japoneses sofreram um pouco mais para virar sobre os alemães. O gol de empate, marcado por Doan, só viria aos 30 minutos do segundo tempo, e a virada, pelos pés de Asano, aos 37 minutos.
O Brasil fechou a rodada na última quinta-feira, às 16h, com uma vitória sobre a Sérvia, muito bem postada defensivamente. Os sérvios não levaram perigo ao gol brasileiro, no entanto a seleção teve dificuldades em vencer a retranca adversária até a metade do segundo tempo, quando Richarlison marcou dois gols, um deles um golaço de voleio, e garantiu a vitória brasileira.
Confira os resultados da primeira rodada a seguir
Grupo A
Catar 0 x 2 Equador
Senegal 0 x 2 Holanda
Grupo B
Inglaterra 6 x 2 Irã
Estados Unidos 1 x 1 País de Gales
Grupo C
Argentina 1 x 2 Arábia Saudita
México 0 x 0 Polônia
Grupo D
Dinamarca 0 x 0 Tunísia
França 4 x 1 Austrália
Grupo E
Alemanha 1 x 2 Japão
Espanha 7 x 0 Costa Rica
Grupo F
Marrocos 0 x 0 Croácia
Bélgica 1 x 0 Canadá
Grupo G
Suíça 1 x 0 Camarões
Brasil 2 x 0 Sérvia
Grupo H
Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul
Portugal 3 x 2 Gana