Neste domingo (9), Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles duelam no Super Bowl LIX, a final da NFL, maior liga de futebol americano do mundo. O evento é superlativo: em termos comerciais, por exemplo, mais de dez peças publicitárias foram vendidas pelo valor recorde de US$ 8 milhões, aproximadamente R$ 46,4 milhões cada. Mas uma estrela da música pop redefiniu os números da modalidade.
O relacionamento da cantora Taylor Swift com o tight end (posição que combina características de um recebedor/receiver e de um bloqueador/lineman) do Kansas City Chiefs, Travis Kelce, impulsionou um fenômeno que aumentou o público feminino e jovem, dando uma outra cara ao esporte. No total, ela adicionou quase um bilhão de dólares em valor de marca (US$ 992.361.912, para ser exato) à NFL desde o outono de 2023, conforme estimativas da Apex.
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Números relativos à audiência da NFL em 2025 mostram que a quantidade de mulheres assistindo aos jogos cresceu significativamente desde 2023, quando a estrela pop passou a frequentar os estádios.
Batendo recordes
Segundo dados da Nielsen , as espectadoras representaram 49% do público total da final de 2024, um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Mais de 58,8 milhões de mulheres assistiram à transmissão do Super Bowl no ano passado, marca sem precedentes na história da liga.
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“Atrair o público feminino e juvenil tem sido um foco estratégico e concentrado há muitos anos, e vimos um grande impulso já acontecendo, com o aumento do número de fãs, da percepção e do envolvimento entre esses grupos demográficos”, disse Ian Trombetta, vice-presidente sênior de marketing social, de influenciadores e de conteúdo da NFL, em um comunicado, como relata o Morning Star. “Isso se acelerou ainda mais na última temporada com Taylor, especialmente no consumo de mídia social entre mulheres de 13 a 24 anos.”
Público jovem e torcida do Chiefs
Nos jogos em que Taylor Swift foi vista nas arquibancadas torcendo por Travis Kelce e pelo Kansas City Chiefs, a audiência cresceu em 2024, em especial entre jovens de 18 a 34 anos. O segmento registrou um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
Para os Chiefs, algumas métricas de crescimento mostram o poderio da cantora. Um executivo de marketing da equipe disse à InStyle esta semana que as mulheres agora representam 57% do público total do time, um número muito maior do que a média da liga, que é 46%.
Confirmando que a conquista para a modalidade também é geracional, entre as meninas de 8 anos ou mais, 56% são fãs da NFL, segundo o relatório da empresa de pesquisa de consumo Zeta Global intitulado "Como as mulheres (e Taylor Swift) estão mudando o Big Game para melhor".
Kelce também ganhou relevância nas redes sociais. Seu perfil no Instagram saltou de 2,7 milhões para 5,39 milhões durante a corrida dos playoffs dos Chiefs em 2024 e continuou a aumentar, alcançando 6,7 ??milhões neste Super Bowl.
"O futebol é o esporte número 1 entre as mulheres nos EUA, e continuamos crescendo", diz Marissa Solis, vice-presidente sênior de marca global e marketing de consumo da NFL, ao Times of India. "Quero dizer, 68% de todas as mulheres e meninas nos EUA são fãs da liga."