O brasileiro João Fonseca, estreando na chave principal do Aberto da Austrália, venceu seu primeiro jogo de cinco sets, sua primeira partida em um Grand Slam -- torneio de elite do circuito mundial -- e seu primeiro confronto com um tenista que está entre os dez primeiros do ranking.
Fonseca, de apenas 18 anos de idade, derrotou o russo Andrey Rublev, de 27 anos, por 3 a 0 (7-6, 6-3, 7-6), confirmando as previsões de que o Brasil poderá ter, em breve, as mesmas alegrias nas quadras que foram proporcionadas por Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão de Roland Garros -- que chegou ao posto de melhor do mundo em 2000.
O próprio site da ATP demonstrou sua surpresa ao anunciar o resultado: "Nossa, João! Fonseca surpreende Rublev em estreia explosiva num Grand Slam".
Depois da vitória, com a mesma tranquilidade de um veterano, ele disse: "Não deixei brecha, tentei fechar as portas". Admitiu que o veterano Rublev, número 9 no ranking da ATP, "a qualquer momento poderia virar".
Fonseca vinha brilhando entre os mais jovens. Em dezembro, o New York Times publicou um artigo apresentando o brasileiro ao mundo e fazendo referência ao fato de que, muito cedo, profissionais já viam nele um futuro Carlos Alcaraz (hoje o terceiro no ranking mundial).
"Fonsequismo" em alta
Com a vitória de hoje, fica consolidado o que os torcedores chamam de "fonsequismo", movimento dos seguidores do jogador que hoje ocupavam, segundo o próprio João Fonseca, um terço dos lugares nas arquibancadas em Melbourne, na Austrália.
O próximo adversário de João Fonseca será o italiano Lorenzo Sonego, 11 anos mais velho, que já chegou ao posto 21 no ranking. Se vencer Sonego, Fonseca entrará no ranking dos 100 melhores do tênis.
Para quem acompanha o esporte mais de perto, Fonseca já tinha demonstrado seu potencial quando foi convidado pela ATP para participar do Rio Open de 2024, derrotando na estreia Arthur Fils, o 36o. do ranking. Anteriormente, ele havia vencido o US Open para juniores, em 2023.
O brasileiro tem agora 14 vitórias consecutivas nas quadras. O triunfo de hoje fez seu nome explodir nas manchetes esportivas.
O diário britânico Independent escreveu:
Quem é João Fonseca? Prodígio brasileiro de 18 anos derrota Andrey Rublev no Aberto da Austrália
Um dos investidores na carreira do brasileiro é o supercampeão aposentado Roger Federer.
Depois da vitória, ainda na quadra, Fonseca falou sobre os fãs:
Aproveitei cada momento, é a minha primeira vez jogando num grande estádio, primeira vez num Grand Slam, tratei de aproveitar. Quero agradecer ao público. Há muitos brasileiros aqui e quero agradecê-los muito.