A atleta da ginástica rítmica brasileira Babi Domingos fez história ao se tornar a primeira representante do país na final do individual geral da modalidade. Mas ela já está acostumada a superar marcas.
Nascida em Curitiba (PR), Bárbara tem 24 anos e participa de sua primeira edição de Jogos Olímpicos. Ela começou a praticar ginástica artística aos seis anos de idade, mas mudou para a rítmica depois de um ano e meio. Seu dia a dia inclui treinamentos de até oito horas por dia no Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju (SE), com sua treinadora Márcia Naves.
Te podría interesar
As rotinas de Babi têm sempre melodias marcantes. Ela já se apresentou com canções como Bad Romance, de Lady Gaga, e Garota de Ipanema, com interpretação de Astrud Gilberto e Stan Getz.
Em 2019, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, logo na sua estreia na competição obteve uma medalha de prata na fita. Foi 31ª colocada no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Baku, no Azerbaijão, a melhor da história do país até então. E superaria sua própria marca no Mundial de 2021, quando se tornou a primeira ginasta brasileira a chegar numa final, terminando em 13º lugar.
Naquele ano, em dezembro, precisou fazer uma cirurgia no quadril e ficou afastada dos treinos por seis meses, e das competições por noves meses. Mesmo assim, no retorno, voltou a vencer. Em 2023, foi 3ª colocada na fita nas etapas da Copa do Mundo de Cluj, Romênia, e Sofia, na Bulgária. E conquistou o ouro nos Pan-Americanos de Santiago, em três provas: no individual geral, bola e fita.
Babi Domingos em Paris 2024
Nas eliminatórias disputadas nesta quinta-feira (8), Babi Domingos ficou em oitavo lugar, cometendo um erro na apresentação com maças e conseguindo um resultado incrível no arco, alcançando a terceira posição.
A participação da atleta nos Jogos Olímpicos Paris 2024 foi somente a quarta do país em eventos individuais da ginástica rítmica. Rosane Favilla foi a pioneira em Los Angeles 1984, seguida por Marta Cristina Schonhurst em Barcelona 1992 e Natália Gaudio, na edição do Rio 2016.
Quando e onde ver Babi Domingos no individual geral da ginástica rítmica
A final do individual geral na ginástica rítmica está programada para as 9h30 desta sexta-feira (9). A disputa de medalhas terá transmissão nos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.